SKA ORIGEM



SKA um nome universal, por diversas vezes escondido no meio undergrond. Logo pra quem houve sente a necessidade obrigatória de dançar pelo ritimo positivo.O Ska é um estilo musical jamaicano que surgiu nos princinpios dos anos 50 nos bairros pobres de Kingston (Capital da Jamaica) é antecessor ao reggae e muito mais acelerado.

O público ouvinte do Ska eram os Rude Boys, jovens negros marginalizados e que adoravam filmes de gangsters. A estética dos gangsters inspirou também o visual dos rude boys, usavam óculos escuros, chapéus de feltro, fatos completos e sapatos normalmente pretos.Mesmo sendo o ska um ritmo dos guetos, tocado e curtido por gente do gueto, no aspecto das letras não se encontra no ska dos anos 60 nenhum vestígio de politização, apenas sinais de insatisfação social em letras abordando temas como a marginalidade, a discriminação e a vida dura da classe trabalhadora, mas a tônica geral das letras era mesmo dada pela diversão, festas, situações cômicas, e até filmes.
Nos anos 60, grandes levas de imigrantes das ex-colonias britânicas nas Antilhas se dirigiram à velha metrópole para tentar a sorte, e assim como nos seus países de origem esses imigrantes iam se habitar os bairros mais pobres das grandes cidades inglesas e ocupar os empregos mais mal remunerados, realizando as tarefas mais penosas. Mas para os momentos de descontração ou para falar de suas dificuldades, os imigrantes antilhanos também levaram seus ritmos, entre eles o ska. Nesse período, nas ilhas britânicas, o ska era tocado em clubes clandestinos, frequentados é claro, por rude boys. A convivência entre jovens negros das turmas de rude boys com jovens brancos das turmas de mods e depois de skins ajudou a disseminar o ska para além da comunidade antilhana, mas ainda sem sair dos subúrbios.Nos anos 60 o ska não chegou a ser um ritmo para as massas, ficou restrito ao “underground”, foram poucos os músicos e cantores(as) ligados ao ska a fazerem algum sucesso, como Desmond Decker com a musica “Israelites” em 1969. Mas mesmo no “underground” havia um público juvenil que estimulou o surgimento de diversos selos especializados em ska, a maioria no entanto, efêmeros. Outra coisa curiosa, os cantores(as) de ska nas suas gravações na Inglaterra eram, na maioria das vezes, acompanhados por músicos brancos, dando um caráter mestiço ao ska.

Com a chegada da década de 70, surge o reggae, derivado de ska, fazendo certo sucesso comercial, vem também a decadência das gangues juvenis, isso, e mais um possível desgaste criativo teriam levado o ska a um período no qual praticamente desapareceu, só sendo retomado com o nascimento dos punx, através de bandas como The Clash e Stiff Little Fingers, só para citar as mais famosas, que mesclavam elementos do ska em suas musicas. Mas é no final dos anos 70 que o ska é retomado de fato por um movimento musical chamado Two Tone... (dois tons)

Nenhum comentário:

Postar um comentário