Visual Punk....


Já escutei o seguinte (acho que todos nessa vida): Punk não é só visual, punk é atitude.
Tudo bem, concordo, que o punk não é apenas visual, afinal há musica, a fanzine, e a ideais. Porém, como você pode dizer ser parte de uma subcultura, se um dos elementos principais, você não valoriza: VISUAL? Não estou falando que voce deva usar visual diariamente em sua vida, mas também não usar em momento nenhum não te torna Punk só porque você curte um som e tem "atitude". Já escutei muito cara que nunca nessa vida usou um elemento do visual punk, e bate no peito e diz: "SOU PUNK". Comoooooo? É o mesmo que você ser gótico, metaleiro, skinhead, hippie, etc, e não usar visual. Consegue imaginar??? Pois é, nem eu. Porque não faz sentido. Se faz parte da cultura, deve ser valorizado.
Se você se considera punk, logicamente que nos momentos viáveis, você utilizará um visual PUNK, isso é a nossa identidade. Porque o visual com nossos patchs, rebites, moicanos, é também nossa atitude, afinal nos nossos patchs estão muitas vezes  mensagens com nossos ideais, e todo os outros elementos tem simbologia.
Se você está disposto a ter "atitude punk", e escutar musica punk, tudo bem, mas se dentro desse conjunto em momento algum existir o visual, você não pode ser considerado punk.
Resistência punk, é não deixar morrer nossa subcultura, e cada elemento disso é importante, não é só musica. Então, valorize não só um elemento ou outro, mas todos!

Elaine Delirium ....

2 comentários:

  1. Muito massa essa visão, pq hj em dia é muito estranho ver nas diversas cenas punks existentes que o fator: "visual" é algo que incomoda e agride pessoas do próprio meio punk. Viva a cultura punk, viva a arte da revolta. se vc não curte visual "Não use", se punk tá na mente : BOTE PRA FORA PORRA!!! vire do avesso, mas não tenha vergonha do que vc é ... punk !!!
    Márcia e Luta Armada family

    ResponderExcluir
  2. Eu discordo totalmente. O punk é ser vc mesmo, se voce não ta afim de passar 40 min botando um moicano p cima, não faça, se voce ta afim de ir para a porra do pogo de chinelo e bermuda, foda-se vai lá. No brasil tem muita gente que ta usando o punk como se fosse gangue. OI tem q se vestir assim, anarco tem que usar nao sei oq... Ja faz muito tempo q eles venderam nosso visual, todo mundo acha bonitinho o garoto rebelde de coturno e calça rasgada, o punk não é isso, o punk é feio, é sujo... O visual serve para espressar sua idéa. Então aki ta a minha idéa: CHEGA DE PUNK NARCISISMO!

    ResponderExcluir